Você já parou pra pensar onde a situação das mães de autistas pode chegar se cada mãe especial não procurar promover um auto cuidado emocional, espiritual, físico e ainda financeiro?
Vamos conversar sobre esse tema e eu vou te atualizar sobre os últimos estudos sobre o tema cuidar de quem cuida. Em alguns países o tema cuidar das mães de autistas já tem dado alguns passos adiante de nós aqui no Brasil, onde ainda estamos somente em estimativas sobre os números de autistas.
Como mãe de autista lamento que na última contagem populacional, os autistas perderam a chance de serem representados de forma clara pelos números. E quando perguntei o porquê pra profissional que me entrevistava, ela me explicou que em cada rua era feito um sorteio das casas que receberia o questionário “atípico” e a minha casa não tinha sido contemplada.
Mas se os números de alguma forma estão querendo se esconder, a sociedade está mostrando com dados na saúde, nas escolas e em todos os setores que casos de autistas tem aumentado.
E o que tem acontecido com as mães de autistas? Se você vive a maternidade atípica já percebeu que temos uma grande missão fora e dentro de casa. Nos mantermos saudáveis em um ambiente hostil a causa dessa geração de pessoas com necessidades especiais exige de nós preparo de uma estratégia de comportamento.
Você sabe que esses números são importantes pra que políticas públicas sejam ativadas, mas meu conselho é que você como mãe especial se mecha. Conquiste de forma privada sua saúde física, mental e financeira porque mesmo depois que as políticas públicas começarem andar nesse sentido, serão como sempre de forma muito lenta e os neurônios seu e do seu filho não espera.
A Biblioteca de Estudos Científicos nos Estados Unidos guarda um estudo envolvendo as mães de autistas com dados sobre o seus estados emocionais. E você que é mãe especial deve considerar o resultado desse estudo sobre esse lado atípico que o sistema pouco quer vê que é a condição emocional de quem cuida incansavelmente, como um alerta porque mostram uma realidade assustadora.
Veja o que mostra um estudo sobre o estado psicológico das mães de autistas da United States National Library of Medicine:
- 42% dos cuidadores primários relataram dor/desconforto;
- 40% ansiedade/depressão;
- 84% problemas no relacionamento com a criança;
- 51% problemas na combinação do cuidado com as atividades diárias;
As emoções das mães de autistas da China e da Holanda foram analisadas e foi constatado que um alto grau de estresse acompanham todo o ambiente parental desses autistas, mas destacam que os pais chineses superam os holandeses no esgotamento emocional.
Está claro que a qualidade de vida de quem cuida precisa de atenção. Mas o que você como mãe especial pode fazer diante de tamanho desafio? Imagine um vôo de avião em que que você cuida dos ítens de segurança do seu filho especial e fica alheia aos seus. Em qualquer contratempo dessa viagem, se você como mãe especial continuar ignorando os cuidados com sua segurança vai ter que encarar um fim de viagem talvez nada satisfatório. Na vida, ignorar os cuidados com o seu psicológico muito dificilmente chegará a um desembarque desse vôo tão único e especial com segurança.
Bem, realmente os desafios são gigantes, mas se a cada dia um mínimo de cuidados for sendo acrescentado à sua rotina, é certo que você vai colher os frutos desse auto cuidado.
Veja algumas ideias de como você pode estar se cuidando e administrando estrategicamente a sobrecarga que uma vida materna e atípica traz:
- Faça pausas nas suas atividades pra respirar e organizar as suas tarefas;
- Mantenha um diário, é uma forma de extravazar as emoções que deveriam estarem no divã;
- Se puder, não adie as terapias;
- Aceite que você tem um limite;
- Na medida do possível , planeja momentos espeeciais;
- Pratique a meditação no Criador, pense que ele tem um propósito na história de cada ser humano;
- Nos momentos de estresse, descubra qual foi o gatilho;
- Aproveita as oportunidades e pratique um passatempo relaxante;
- Pratique alguma atividade física;
- Se alimente com alimentos que te dão mais energia.
Esses atividades vão te ajudar a encontrar um equilíbrio e satisfação pessoal e sair do ciclo de esgotamento e sobrecarga. Se concentre no presente, esteja consciente que só temos o agora pra investirmos num futuro seguro pra os nossos filhos especiais.
E pra fim dessa nossa conversa, invista na sua vida financeira. Só assim você terá mais oportunidades pra investir em dias melhores pra você e seu filho especial.
Um abraço nosso,
Eliane Santos, mãe de autista